Monday, February 15, 2016

O Mundo que o Português Criou


Freyre, Gilberto, O Mundo que o Português Criou, 1941?. [Este livro foi composto e impresso nas oficinas da Empresa Graphica da “Revista dos Tribunaes”, á rua Conde de Sarzedas, 38, São Paulo, para Livraria José Olympio Editora, Rio, em dezembro de 1940. ]

Minha nota:
Este livro é velho e decrépito, sem uma tampa frontal. Tem rabiscos em Português, mas eu achei inserido nele um artigo de jornal escrito por Cyro T. de Pádua que analisa o livro (página 4 de O Estado de S. Paulo, 23/1/41).

This book is old and decrepit, lacking a front cover. It has scribblings in Portuguese, but I found inserted in it a newspaper article which reviews the book by Cyro T. de Padua (page 4 of O Estado de S. Paulo, 23/1/41)

Página 4 de O Estado de S. Paulo (23/1/41):
Gilberto Freyre é incansavel. Considerado o maior sociologo brasileiro, tendo produzido tres livros dos mais sérios da nossa reduzida literatura de pesquisas sociologicas “Casa Grande e Senzala”, “Nordeste”, e “Sobrados e Mocambos”, prosegue, entretanto, infatigavelmente, nos seus trabalhos. Agora acaba de nos dar “O Mundo que o Português Criou” editado pela Livraria José Olympio, do Rio, como o volumen 28 da “Coleção Documentos Brasileiros", que inicialmente elle mesmo dirigiu e presentemente orientada por Octavio Tarquinio de Souza.
(…)
O prefacio de Antonio Sergio, que ocupa cerca de 20 paginas me mostrou novas perspectivas sobre certos aspectos da historia economica de Portugal e nos auxilia muito na comprehensão do que escreve Gilberto Freyre. E’ um prefacio cheio de idéias novas e algumas verdadeiramente ineditas para mim. Vou transcrever apenas um pequeno trecho, por signal que annotação no pé das paginas 28 e 29, em que o ensaista portugués se refere ao fado, musica e canto que sempre detestei en com razão como veremos: “As origens do fado deverão buscar-se ao que, ao que nos dizem os doutos, entre os escravos do Brasil. Do fado-musica o antecesor directo é o lundum – afro-brasileiro – importado em Portugal pelos fins do seculo XVIII; o fado-dança surgiu no Brasil nos principios do XIX, e veiu para Lisboa quando a corte regressou do Rio, em 1821. ..."...
Cyro T. de Padua


Veja também As origens brasileiras do fado .

No comments:

Post a Comment