Saturday, June 4, 2011

Situação Social da América Latina

Centro Latino-Americano de Pesquisas em Ciências Sociais, (CLAPCS), Situação social da América Latina, Rio de Janeiro: Centro Latinoamericano de Pesquisas em Ciencias Socials, 1965.

Cited in Student Opposition in Latin America, by Orlando Albornoz.

O Centro Latino-Americano de Pesquisas em Ciências Sociais (CLAPCS) funcionou na cidade do Rio de Janeiro como parte gêmea da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) em Santiago do Chile. Costa Pinto foi o primeiro a exercer a função de presidente do CLAPCS e manteve, após o mandato, um intenso vinculo institucional com o Centro. O CLAPCS findou suas atividades em 1975.


Apresentação:
Em 1962 o Centro Latino-Americano de Pesquisas em Ciências Sociais divulgou o primeiro estudo sobre a Situação Social da América Latina, dando cumprimento a deliberação do Comite Diretor, em sua reunião ordinária de 1960. Foi a primeira tentativa de um estudo global de diferentes aspectos sociais da Região, em que, apesar de consideradas as peculiaridades de cada País, não se ignorava o conjunto latinoamericano. Publica-se agora o segundo estudo; uma análise talvez mais ampla, - pois se recorreu a um número de fontes muito maior, - de aspectos sociais latino-americanos se insere neste documento.

No comments:

Post a Comment